Como montar uma loja de variedades

Resultado de imagem para LOJA DE VARIEDADES

Cansado de trabalhar para os outros? Que tal montar uma loja de variedades? No Brasil, até por conta de aspectos culturais e econômicos, montar uma loja de variedades pode ser um excelente investimento.

Desse modo, em vista de que o campo de atuação é extenso e pode abrigar uma ampla gama de produtos, vamos mostrar como abrir uma loja de variedades.

Existem diversos fatores que devem ser considerados ao abrir uma loja de utilidades e presentes e nós vamos te ensinar todos os segredos sobre como montar o seu negócio!

Siga essas dicas e tenha sucesso ao montar uma loja de variedades! Vamos lá?

Como organizar uma loja de variedades?

Resultado de imagem para LOJA DE VARIEDADES

Uma loja de variedades vende justamente isso: uma diversidade de produtos, sejam eles de utilidades para a casa, de uso pessoal, para presentear alguém. Enfim, há um imenso potencial para quem está pensando em abrir uma loja de utilidades.

E, claro, dependendo do público-alvo da sua loja de variedades, você terá que encontrar produtos com boa qualidade e excelente custo-benefício.

Assim, alguns fatores iniciais devem ser levados em conta ao abrir uma loja de variedades, como:

Localização da loja de variedades

Resultado de imagem para LOJA DE VARIEDADES

Centro, região metropolitana, bairro, dentro de um shopping, são vários locais que você poderá escolher. Entretanto, opte por aqueles em que sua loja de variedades seja visível. Também escolha uma região adequada aos produtos que você pretende vender na loja de utilidades.

É possível vender produtos de utilidades com preço baixo, como os famosos “1,99” ou até mesmo produtos mais requintados, como no caso de lojas que fiquem em shoppings, que podem trazer formas de bolo, utensílios domésticos importados e diferentes, por exemplo.

Produtos a serem vendidos ao montar loja de variedades

Resultado de imagem para LOJA DE VARIEDADES

Você quer vender vários produtos de utilidades ao montar uma loja de variedades ou apenas um nicho específico? Exemplo: poderá atuar no ramo de utilidades para a casa vendendo utilidades como panelas, panos de prato, toalhas de mesa, almofadas e outros. Ou, ainda, vender diversos produtos, como brinquedos, utilidades domésticas, material escolar, produtos de uso pessoal (como maquiagens e perfumes) etc. Ou seja, uma “loja que vende de tudo um pouco”.

Essa é uma escolha delicada, pois vai depender dos seus contatos com vendedores ao abrir loja de variedades.

Pesquisa de mercado ao montar loja de variedades

Resultado de imagem para search business

Sabia que muitas empresas abrem no Brasil, mas pouquíssimas passam dos 6 meses de idade? Pois é. Infelizmente essa é uma realidade. Entretanto, não quer dizer que isso acontecerá com você ao montar uma loja de variedades.

Assim, é bom fazer um planejamento inicial ao montar uma lojinha de variedades, para não gastar dinheiro à toa e levar prejuízos.

Verifique muito bem de quis recursos você necessita, qual o valor do capital inicial mínimo, quanto tempo levará para obter retorno, quais capitais humanos precisará para realizar um bom atendimento aos clientes (como faxineira, caixa, vendedores e até de um segurança) e outros itens, para que sua lojinha de variedades não venha a ter sérios problemas.

Caso você não tenha a mínima ideia sobre como fazer isso, algumas prefeituras municipais oferecem cursos de empreendedorismo gratuitamente para a população. Assim, verifique junto à Prefeitura da sua cidade sobre como proceder e se esse curso é oferecido na sua região.

Resultado de imagem para search business

Outra opção é o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o qual dispõe de diversos cursos, estudos, consultorias e muitas outras atividades destinadas aos micro e pequenos empreendedores. Acesse o site do SEBRAI para mais informações: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

Nesses cursos você aprenderá a planejar todo o seu negócio, a pensar “para a frente” e saber o que pode acontecer caso a sua gestão não seja efetiva, métodos e técnicas para empreendedores e um mínimo de entendimento sobre o seu nicho, tudo isso para montar a melhor loja de variedades!

Mas para montar uma pequena loja de variedades não é tão simples assim. Diversos fatores devem ser levados em consideração, como veremos abaixo.

Fornecedores para montar uma loja de variedades

Resultado de imagem para IMPORTAR PRODUTOS

Os fornecedores para montar uma loja de variedades e presentes, se for o caso, são um ponto quase que primordial. Primeiramente, faça uma boa pesquisa sobre quais seriam os melhores fornecedores.

Se você tiver um pouco mais de empenho poderá contatar importadores profissionais para que possa trazer produtos importados e autorizados para o Brasil e que atendam uma demanda crescente das pessoas.

Claro que é um tanto complicado competir com lojas de variedades online, mas escolhendo o fornecedor certo, aplicando bons preços e tendo ainda assim uma margem de lucro considerável para o seu negócio não há como sua lojinha de variedades falhar.

Resultado de imagem para atacado

Se você optar pela “loja que vende de tudo um pouco”, não se esqueça que pode ser um pouco mais trabalhoso encontrar fornecedores.

Para encontrar fornecedores para montar loja de variedades, procure antes em atacadões. Eles fornecem preços bons para pessoas que compram em grandes quantidades, pois importam produtos do exterior, como China e Taiwan.

São exemplos de atacadões:

http://www.jmatacado.com.br/

www.atacadosalla.com.br/

http://www.atacadao1a99.com.br/

http://www.nipocenter.com.br/

http://www.catalogodachina.com.br/brinquedos.html

http://www.poloatacado.com.br/produtos/?dep=3

https://www.lojade199online.com.br/brinquedos.html

E muitos outros.

Legislação para montar lojinha de variedades e presentes

Resultado de imagem para ALVARÁ LOJA

Se estiver pensando em importar produtos do Paraguai ou comprá-los em São Paulo (como na 25 de março, por exemplo) para vender na sua lojinha de variedades e presentes, certamente encontrará bons preços.

Entretanto, não se esqueça de que você poderá ter muita dor de cabeça ao adquirir produtos que não sejam regulamentados, sejam eles quais forem, ou não tiverem reconhecimento como pelo IMETRO, ANVISA, Ministério da Agricultura etc.

Essas certificações são importantes, pois demonstram que os produtos vendidos na loja de variedades, a princípio, não farão mal à saúde.

Outro ponto que você deve se atentar é sobre a legislação e regras para montar loja que venda de tudo um pouco.

Verifique com a sua prefeitura qual é o procedimento para pedir o alvará da loja de utilidades. Também, não menos importante, é a questão de registro para o recolhimento de impostos e taxas relativas à sua empresa e aos seis funcionários, caso venha a contratá-los para trabalharem na sua lojinha de variedades.

A questão de propriedade intelectual também é importante para uma loja de variedades aberta. Você pode até querer vender algum “produto genérico” parecido com o da Nike ou da Adidas, mas leve em consideração que isso pode ser prejudicial para o seu negócio e configura até crime e contravenção penal, bem como multas bem altas.

Você também precisará de CNPJ ou poderá atuar como microempreendedor individual, usando o próprio CPF. Ocorre que alguns fornecedores só vendem para quem tem CNPJ. Desse modo, fique atento a esse grande detalhe.

Assim, se for o caso, peça a ajuda de um contador, por exemplo, para organizar a loja de variedades.

Montando loja de variedades

Resultado de imagem para moveis para lojas

Para montar uma loja de variedades, a depender do tipo de produtos você precisará de:

  • Prateleiras bem organizadas
  • Cestos
  • Um balcão para funcionamento do caixa para pagamento
  • Máquinas de cartão de crédito e débito
  • Local para guardar estoque de produtos da loja de variedades
  • Funcionários (um caixa, ao menos, e vendedor, ao menos que você mesmo faça essas funções) e um segurança, caso decida contratar pessoas.
  • Fornecedores e produtos para vender.

Se você tem condições de custear valores de importação para lojas de utilidades para o lar, contate uma boa empresa de importação e informe-se sobre valores e procedimentos a serem adotados.

Custos para abrir lojas de presentes e utilidades para o lar

Resultado de imagem para INVESTIR NEGÓCIO

Abrir uma loja de presentes e utilidades para o lar poderá ter um custo considerável. Se você já tiver um imóvel comercial e ele for bom para abrir a loja de variedades, melhor ainda.

No entanto, tenha em mente que além disso possivelmente terá que fazer uma reforma no local, deixa-lo atrativo para os clientes, comprar móveis, produtos, pagar funcionários e tudo mais.

Se você ainda tiver que pagar aluguel, para ter um bom ponto comercial, poderá ter que desembolsar altos valores para abrir sua loja de variedades, o que poderá beirar aos 100 ou 200 mil reais.

Publicidade para abrir loja de variedades

Resultado de imagem para CHURROS E PIPOCA MARKETING

Não se esqueça de que há bastante concorrência quando for montar sua loja de variedades e utilidades para o lar. Contudo, em que área não há concorrência atualmente, não é mesmo?

Se for pensar nisso, você não vira empreendedor! Não há nicho de negócio que não tenha concorrência. Isso é facilmente constatável ao andar por uma rua comercial, por exemplo. Mas alguém sempre se destaca e esse alguém pode ser você sim!

Porém, para abrir sua loja de variedades, seja diferenciado. Hoje em dia ter algum diferencial pode ser decisivo para o sucesso da loja de utilidades para o lar.

Pense em produtos diferentes, que as pessoas geralmente só terão acesso pela internet, agrade no atendimento ou ofereça preços baixos.

Já ouviu aquela velha frase: “quem não é visto, não é lembrado?”. Uma loja de utilidades precisa ser vista e conhecida pelas pessoas.

Aliás, invista em treinamento para os seus funcionários. A “velha” propaganda de boca a boca é ainda primordial para o sucesso. Acredite, isso influenciará demais para que sua loja de presentes seja realmente um sucesso na sua região e possa competir com as melhores lojas de variedades.

Desse modo, cuide da publicidade da loja de variedades, ao menos durante a inauguração.

Isso pode envolver dar brindes, convites pela rádio local ou até mesmo pela televisão, caso compense para você.

Ter um ambiente com o logo da loja, sacolas personalizadas, quem sabe até mesmo colocar um carrinho de pipocas, crepes, bexigas ou outros tipos de produtos gratuitos no dia da inauguração faça com que as pessoas conheçam a sua nova loja de variedades?

Vale a pena abrir loja de variedades?

Resultado de imagem para pessoa segurando dinheiro

Quando o assunto é negócio, não há certo ou errado. O que vai depender é o planejamento da loja de variedades, que é uma parte primordial para que você não veja o seu sonho de ser empreendedor naufragar.

Seja consciente das suas possibilidades financeiras ou para adquirir créditos mais baixos para empreendedores, como em diversos bancos ou perante o BNDES, por exemplo, podem ser formas de conseguir capital para montar uma lojinha de variedades.

Tente saber o mínimo sobre finanças e empreendedorismo, saiba onde instalar a sua loja de variedades, encontre os melhores fornecedores e produtos e se destaque.

Hoje o mercado é até, digamos, “selvagem”. Se você não se precaver, infelizmente será apenas mais um na estatística dos empresários malsucedidos.

E você não quer isso, certo? Ter “veia” empreendedora nata (ou seja, quase que adquirida pelo nascimento, como se fosse um “dom”) não é para todo mundo.

Mas isso não quer dizer que você não vai poder abrir sua loja de variedades. Pelo contrário. Basta um pouquinho de estudo e organização e você abrirá a melhor loja de variedades do mundo!

Quero montar uma loja de variedades!

Resultado de imagem para LOJA 1,99

E aí, se convenceu em abrir uma loja de utilidades domésticas? Planeje, pesquise, estude, traga conhecimento para a sua vida e para o seu negócio.

Não seja “só mais um no mercado”. Invista em qualidade, bom atendimento e preço razoável e terá uma clientela que só pensará na sua loja de variedades!

Atinja o público ideal, escolha o imóvel correto na região correta e não perca dinheiro! Ter prejuízo em um negócio não é só financeiro, mas também psicológico. Muitas vezes você pode ter uma excelente ideia de negócio, mas se ela não for executada com perfeição, poderá naufragar.

E isso não quer dizer que o problema é você ou a sua ideia de negócio. Na verdade, o problema é não fazer planos de negócio para montar uma loja de variedades adequadamente.

Abrir qualquer negócio de sucesso não é simples no início, mas pode te dar retornos incríveis caso você realmente tenha um bom plano para abrir sua lojinhas de variedades e presentes.

Se você seguir essas dicas, certamente montar sua loja de variedades não será um problema. Pelo contrário. Pode ser a sua salvação financeira, bem como uma forma sensacional de prosperar pessoalmente e profissionalmente.

Tenha uma boa sorte na sua lojinha de variedades e presentes!

One Response

  1. Fausta agosto 8, 2018

Leave a Reply