Como abrir uma galeria

Como abrir uma galeria

Resultado de imagem para GALERIA DE ARTE

Como já diria o grande filósofo Friedrich Nietzsche, “temos a arte para não morrer da verdade”. Se essa também é a sua filosofia, que tal abrir galeria de arte?

Não, não é nenhuma brincadeira. Para quem é apaixonado por arte, saiba que esse meio tem muitos adeptos e pode ser extremamente rentável para quem decidir nele ingressar.

Mas você deve estar indagando: “como abrir uma galeria de arte?”.

Parece uma ideia extremamente utópica, em primeiro plano, mas ela pode sair do papel. E de forma mais rápida do que você pensa.

Destarte, nesse artigo ensinaremos o que você deve fazer para abrir uma galeria de arte! Venha com a gente e descubra como “fazer arte”.

Claro, talvez de início a sua galeria de arte não seja um Museé Du Louvre, um Musée de l’Orangerie e nem sequer um Espace Dalí. Contudo, com o passar do tempo, caso você deseje mesmo investir em uma galeria de arte, saiba que poderá torná-la famosa e uma referência no Brasil, quiçá, no mundo.

Como abrir uma galeria de arte?

Resultado de imagem para GALERIA DE ARTE

Uma galeria de arte tem muitos escopos, seja ele para exposições artísticas, musicais, de dança, leituras e tudo o que possa envolver o que o ser humano tem de melhor: criatividade.

O primeiro passo para abrir galerias de arte é, sem dúvida alguma, planejamento.

Algumas perguntas que devem ser refletidas, são:

  • Qual será o tipo de arte exposta?
  • Qual é o meu público-alvo?
  • Quais tipos de contatos preciso ter para abrir minha galeria de arte?
  • Quanto eu tenho para investir no projeto galeria de arte?
  • Abrirei a galeria de arte sozinho ou com sócios?
  • Qual seria o espaço físico perfeito para abrir uma galeria de arte?
  • Galeria de arte ou galeria de arte e fotos?

São essas e inúmeras outras perguntas que você deve realizar e respondê-las com muita calma e serenidade.

Abrir galeria de arte e fotos no Brasil: é rentável?

Resultado de imagem para GALERIA DE ARTE

Infelizmente a cultura brasileira passa um pouquinho longe de galerias de artes e fotos. Isso acontece porque, em regra, a população brasileira prefere outros tipos de atividades.

Entretanto, com o aumento da escolaridade e do nível de instrução dos brasileiros, tem havido uma procura significativa por galerias de artes e fotos.

Desse modo, especialmente no que tange ao futuro, este pode ser um mercado promissor, em vista da tendência de que as pessoas passem a se interessar por atividades consideradas mais cultas.

Galeria de artes e fotos: localização é a alma do negócio

Resultado de imagem para GALERIA DE ARTE

Quando se trata de um mercado até um tanto “cruel” como o do nosso País, ao menos em relação a determinados nichos, a escolha do local da galeria de arte pode ser primordial para que seu negócio dê efetivamente certo.

Em quais bairros o projeto galeria de arte daria mais certo, em vista do seu público-alvo? Em uma região mais afastada da área central da cidade, na periferia ou em locais cuja qualidade de vida e renda são maiores?

Frise-se que não se está aqui realizando quaisquer tipos de estereótipos. Não há nada que impeça que pessoas com renda e nível de escolaridade mais baixos se interessarem por arte. Claro que não!

Porém, por uma questão de lógica, seu negócio vai dar mais certo em regiões que concentrem maiores possíveis frequentadores de uma galeria de arte.

E antes que você invista recursos financeiros e humanos relativamente altos em um projeto para abrir galeria de arte, tudo isso deve ser pensado com cuidado.

Impostos, autorizações de funcionamento (como alvarás), locais para estacionar veículos, outras galerias famosas na região, nível de segurança, dentre outros fatores são primordiais para o sucesso da galeria de arte.

Galeria de arte e fotos: qual o tamanho do imóvel?

Resultado de imagem para GALERIA DE ARTE pequena

Uma galeria de arte e foto não precisa estar em um prédio enorme. Pelo contrário. Deve ser um imóvel confortável e que identifique as intenções do projeto galeria de arte para com os seus frequentadores.

Boa iluminação, limpeza, infraestrutura para recebimento de pessoas, banheiros, calefação ou ar adequados ao tipo de obras que você pretender expor (para trazer algumas exposições, vários requisitos devem ser cumpridos, justamente para evitar que haja a deterioração do acervo, por exemplo). Ademais, equipamentos para armazenamento adequado, seguro e outros pontos bem relevantes.

Além disso, qual é a distância que os frequentadores ficarão das obras expostas? Terá de haver algum cuidado com relação a isso?

Perguntamos isso, por conta desse fato. Se você gosta de arte, certamente vai se recordar disso:

Uma criança inocente que estava sendo graciosamente introduzida no “mundo da arte” pela escola, mas que por conta de uma pequena distração, acabou destruindo uma obra de arte avaliada em R$ 5 milhões de reais.

Você definitivamente não vai querer que isso aconteça no seu tão bem quisto acervo, não é?

Seguro para abrir galeria de arte

Resultado de imagem para ROUBO DE ARTE

Em vista do vídeo acima, é bom relembrar do seguro da galeria de arte.

Talvez uma das partes mais caras relativas ao investimento inicial para abrir galerias de artes seja o seguro.

Você certamente estará expondo obras de valor afetivo, mas boa parte delas terão grande importe comercial, tratando-se de pequenas joias dependuradas nas paredes.

O mesmo para fotos premiadas e raras, caso venha a abrir uma galeria de fotos.

Um seguro para um negócio assim pode custar uma pequenina fortuna. Por isso, ao abrir galeria de arte, leve tudo isso em consideração.

Pesquise e compare preços, mas não só isso. Vrifique os níveis de cobertura e escolha o melhor seguro que o seu bolso possa pagar.

No Brasil, a questão “segurança pública”, aliás, é bem problemática. Caso uma associação criminosa (muitas vezes “especializada” nesse tipo de crime) decida invadir a sua galeria de arte, o seguro pode lhe ajudar (e muito) com eventuais prejuízos.

É verdade que obras de arte são, em sua maioria, irrecuperáveis ou irrestituíveis, pois detêm valores que ultrapassam o monetário. As galerias de arte têm, em regra, itens históricos, culturais, raros e que muitas vezes podem atrair pessoas de má-índole, pois custam muito dinheiro no mercado negro.

Galeria de arte: funcionários

Resultado de imagem para inauguração galeria de arte

Sua galeria de arte não pode funcionar sozinha. Até para que possa estimular o conhecimento e o retorno das pessoas ao local, ao abrir galeria de arte você precisa ter em mente que precisará contratar pessoal qualificado para esse tipo de ambiente.

De uma recepção calorosa e gentil a um guia que realmente entenda de arte, tudo isso pode não custar muito barato quando contabilizado ao final do mês.

Porém, os recursos humanos são indispensáveis para que seu negócio funcione da melhor forma possível e possa prosperar.

Recepcionista, segurança, faxineiro e outros profissionais devem ser cuidados e um pouco mais “organizados” e “delicados” ao tratarem com as peças da galeria de arte que você vai abrir.

Logo, não dispense também um treinamento antes de inaugurar a galeria de arte e foto.

Infraestrutura para abrir galeria de arte

Resultado de imagem para GALERIA DE ARTE PROIBIDO TOCAR

A infraestrutura é primordial para abrir uma galeria de arte. Os objetos expostos deverão estar fixados ou armazenados em redomas de vidro ou terem espaço suficiente para serem expostos, a iluminação, como já dissemos, faz toda a diferença, sem contar que ainda deve sobrar um espaço para a locomoção dos visitantes.

Produtos vendidos na galeria de arte

Resultado de imagem para GALERIA DE ARTE VENDA PRODUTOS

Ao abrir galeria de arte, pense também em lucrar, pois isso efetivamente não será um problema, não é?

Ter uma rede de contatos com promissores artistas locais, abrir seu espaço para cursos, aulas, palestras e outras atividades relevantes também é fundamental para expandir seus negócios, bem como tornar a sua galeria de arte um ambiente conhecido na região onde você mora.

Selecione muito bem o tipo de atividades que poderão ser realizadas, as quais sempre devem manter uma ligação com o nicho escolhido.

Já pensou se a sua galeria de arte passa a fazer parte de uma rota cultural para quem visita a sua cidade, por exemplo?

Desse modo, pense em criar lembranças e outras formas de fixar a sua marca na mente dos seus visitantes. Propaganda de boca-a-boca ainda continua sendo a alma do negócio.

Marketing galeria de arte

Imagem relacionada

Embora não vejamos galerias de arte abertas sendo divulgadas na televisão, é bem comum que pessoas que já frequentem galerias de arte fiquem atentas a sites especializados, colunas sociais, informações culturais oriundas de municípios e Estados, enfim, de alguma forma, ao abrir a galeria de arte, você deve pensar em meios de divulgação escorreitos e leves e que efetivamente levem o público-alvo para o seu negócio.

Não se esqueça de que “dar uma identidade” à galeria de artes e fotos é bem importante também. Assim sendo, não tente desnaturar isso. Foque no público que realmente interessa, mantenha a qualidade do atendimento e das exposições e dará tudo muito certo ao projeto galeria de arte.

O marketing para galeria de arte não é impossível. Tente fazer contatos com jornais de grande circulação e que tenham matérias dos mais variados nichos, como colunas culturais, por exemplo, e divulgue seu negócio para quem realmente interessa.

Abrir galeria de arte: SEBRAE

Resultado de imagem para SEBRAE PRÉDIO

Se você só está pensando em abrir uma galeria de arte no futuro, mas ainda não tem planos concretos, a sugestão é a seguinte: estude, pesquise, informe-se, faça cursos de empreendedorismo e conheça o seu próprio nicho.

Isso facilitará muito a gestão da galeria de arte, bem como a forma como você passará a negociar com fornecedores, clientes, parceiros, funcionários e outras pessoas que estejam diretamente relacionadas ao seu negócio.

Nada melhor como negociar tendo domínio pleno e total sobre galerias de arte, não é mesmo?

Desse modo, invista algum tempo e recurso em curso de empreendedorismo para abrir galeria de arte.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) tem módulos onde trata exatamente sobre como abrir galerias de artes e outros negócios relacionados.

O SEBRAE fará uma instrução completa sobre como abrir um negócio desse porte, bem como te auxiliará com estudos de mercado, experiências anteriores de outros empreendedores que abriram galerias de artes e fotos, além de estimar custos, lucros etc.

Se você já tiver experiências com outros tipos de negócios, ainda assim, recomenda-se que haja um estudo prévio das suas intenções, planos de negócio e a correlação disso tudo com a realidade do mercado.

Abra uma galeria de artes!

Imagem relacionada

Para os apaixonados por arte, abrir uma galeria de artes é um verdadeiro sonho. Com planejamento, dedicação, expertise necessária, capital humano e financeiro, estratégias de marketing escorreito, informações precisas, estudo sobre o mercado, bons funcionários, treinamento constante, contatos e outros fatores importantíssimos, você pode fazer com que sua galeria de arte e foto seja referência cultural da sua região e receba visitas de brasileiros e estrangeiros durante todo o ano.

E nunca se esqueça: abrir um negócio, embora seja burocrático, não é tão complicado. Não é raro ver empresas abrindo todos os dias do ano.

Porém, faça a seguinte reflexão: quantas dessas empresas fecham as portas ainda nos 6 ou 12 primeiros meses de negócio? Muitas, senão a maioria.

Definitivamente, investir muito dinheiro às cegas pode não ser uma decisão inteligente, embora sua paixão por abrir uma galeria de arte possa ser fervorosa.

Finalmente, abrir um negócio é muito mais do que injetar dinheiro e conseguir alvarás ou clientes. Trata-se de inserir dedicação, esforço, quedas e levantes, aprender com os erros e tentar melhorar sempre!

Empreender é isso. Deve-se pensar muito bem, planejar com afinco todos os passos do negócio, para que não se tenha um prejuízo muito exacerbado caso as coisas não deem tão certo assim.

De qualquer modo, são muitos fatores envolvidos para abrir uma galeria de arte. Assim, só saberá se está realmente preparado quando efetivamente decidir “se jogar” no negócio.

É difícil precisar atualmente se qualquer negócio será um sucesso. Assim sendo, se for seu sonho, arrisque-o com prudência.

Que tal abrir sua galeria de arte? Construa os seus sonhos da forma correta e com paciência, e tudo dará certo com seu projeto galeria de arte.

Leave a Reply